sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Jovem vendedor de cremosinho é aprovado em medicina no Maranhão

O jovem Cleyton Domingos dos Santos Campos18 anos, de família humilde é um dos aprovados e convocados para ingressar no curso de medicina no Campus da UFMA em Pinheiro a 339 quilômetros da capital do estado do Maranhão, São Luis..

Cleyton em casa
Cleyton é filho de pais separados, a mãe é vendedora ambulante, o padastro é fotografo e vive de “bicos e Clayton ajuda a família como vendedor de cremosinho nas ruas da cidade.

O jovem que ainda cursa o 3º ano do ensino médio em uma escola estadual “Escola Dom Francisco” no município de São Bento foi aprovado para cursar medicina na UFMA, Universidade Federal do Maranhão. .

" Mesmo morando no interior sempre gostei de estudar e ler", ressaltou Cleyton.

Fonte: Blog Maranhão de Verdade

Acidente deixa 1 morto e outro gravemente ferido em Balsas

O acidente aconteceu na tarde de hoje (31), na rotatória da BR 230, entrada para Avenida Dr José Bernardino, segundo testemunhas que não quiseram se identificar, o mototáxi atravessava a BR quando foi atingido por um ônibus que vinha sentido Riachão.

O mototáxi, Cleone estava com o passageiro José Augusto Pereira Barros 23 anos. José passou  por cirurgia e continua internado no hospital e pronto socorro Balsas Urgente, o homem ficou gravemente ferido e corre risco de morte, já o mototáxi morreu horas depois.

A vítima foi identificada como Cleone Cunha, o homem é natural da cidade de Fortaleza dos Nogueiras e trabalhava em um posto mas nas horas vagas realiza corridas como mototáxi.

Cleone Cunha

Foto: Ricardo Magalhães

A Polícia Rodoviária Federal esteve no local. 
A causa do acidente está sendo investigada, mas a distração do mototaxista pode ter sido o principal motivo.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Criança de 02 anos é estuprada e diagnosticada com doença sexualmente transmissível.

O caso aconteceu no bairro São Felix, na tarde dessa quarta-feira (29). João Francisco, 65 anos foi preso depois de ter sido denunciado por abuso sexual.

Segundo o Conselho Tutelar o homem alisava as partes íntimas das crianças até sangrar, a última vitima foi uma criança de apenas 02 anos, filha da doméstica que trabalha para o idoso, depois de ter sido violentada a menina passou por exames e foi diagnosticada com doença sexualmente transmissível.

Em entrevista ao jornalista Francisco Garcia, o idoso confessou que alisava as crianças.

Eu alisava, mas era só com brincadeira, pegava nas partes intimas, mas não era com maldade” Afirmou João.

O delegado regional, Eduardo Galvão, acrescentou que essa não é a primeira vez que João é denunciado por estupro, já tinha sido formalizado um inquérito contra o idoso pelo mesmo motivo.

“Ele agora vai responder por este crime e pelo outro que já estava sendo investigado na justiça, a mãe da criança também vai ser autuado por abandono de incapaz, já que ela sabia e não denunciava o caso” ressaltou o delegado.

Está sendo investigado uma outra denúncia de que a mãe da criança recebia drogas para deixar que o idoso estuprasse a criança.

João Francisco dos Santos tem 65 anos. 

João Francisco - 65 anos

Preso levado para hospital de Balsas retorna à cadeia com dinheiro e drogas

Antonio José Sales de Oliveira, foi levado para o hospital e pronto socorro Balsas Urgente na tarde dessa quarta-feira (30) depois que informou aos agentes penitenciários que estava passando mal, no hospital recebeu atendimentos e quando retornou a cadeia pública foi flagrado com 400 reais e 7 pedras de crack.

Antonio José - Foto - Francisco Garcia

Antonio é o principal suspeito de espancar um detento no último sábado em Balsas, o preso morreu três dias depois em Imperatriz – MA.

Segundo o delegado regional, Eduardo Galvão, a prática dos presos pedirem para ir ao hospital e retornarem com drogas e dinheiro é comum, as encomendas são deixadas no banheiro do hospital por parentes dos presos e quando eles retornam para cadeia levam os objetos.

“ Nós já sabemos que isso é comum, por isso o agente penitenciário sempre tem que revistar o preso quando ele retorna para a cadeia, esse detento já tinha sido flagrado com 3000 reais dentro do presídio em Balsas, a polícia acredita que ele possa ser um traficante dentro da cadeia” ressaltou o Delegado.

O homem será autuado em Flagrante e respondera por mais dois crimes, Homicídio e tráfico de drogas.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Idoso suspeito de estuprar crianças é preso em Balsas

A prisão aconteceu na tarde de hoje (29), bairro São Felix, João Francisco dos Santos 65 anos, foi surpreendido pela policia depois que várias denúncias de abuso sexual foram registradas no conselho tutelar de Balsas.


João Francisco - 65 anos


Segundo a conselheira Francisca, João já tinha sido avisado pelo conselho sobre a prática do crime, e essa não é a primeira vez que era investigado. O idoso foi conduzido à delegacia regional de Balsas e deve permanecer preso, em depoimento ele negou que tenha violentando sexualmente alguma criança.

Em Balsas segundo o delegado regional, Eduardo Galvão, 4 casos de violência contra crianças são registrados por semana na cidade.

Há uma semana uma jovem deficiente foi estuprada em Balsas, o principal suspeito também era idoso e continua foragido-  Leia a Reportagem
http://fgbalsas.blogspot.com.br/2014/01/jovem-deficiente-e-estuprada-em-balsas.html

Farmácia é assaltada a menos de 30 metros de posto policial em Balsas

O assalto aconteceu na manhã de hoje (29) em uma farmácia no centro de Balsas, dois homens chegaram armados e anunciaram o assalto, depois de recolher o dinheiro eles agrediram um dos funcionários com o revólver.

 A farmácia fica a menos de 30 metros do posto policia.

Segundo informações dos funcionários os assaltantes estavam em um carro vermelho, mas não souberam identificar o modelo do veículo.

A polícia está investigando o caso e várias buscas estão sendo feitas. Os valores levados não foram divulgados.

Homem é espancado até a morte na cadeia pública de Balsas

O preso Valdiano Fernandes da Silva, 27 anos, foi transferido da cidade de Fortaleza dos Nogueiras há 92 quilômetros de Balsas na ultima sexta feira, ao chegar na cadeia pública de Balsas ele foi espancado pelos outros presos.


Valdiano

Gravemente ferido ele foi encaminhado para o Hospital e Pronto Socorro Balsas Urgente, depois de receber os primeiros atendimentos foi encaminhado para Imperatriz onde não resistiu e veio a óbito.

Ainda de acordo com informações de um agente penitenciário, um outro preso foi queimado pelos companheiros de cela, o preso não teve a identidade divulgada, mas segundo informações ele foi encaminhado para o hospital e não corre risco de morte.

Valdiano era réu primário. 

Preso Valdiano - Imagem Janeto Oliveira
A informação foi confirmada pelo Delegado Regional de Balsas, Eduardo Galvão, que ressaltou ainda que o crime pode ter sido ocasionado pela superlotação da cadeia pública de Balsas, problema mostrado aqui no blog - FGBALSAS

Acompanhe o vídeo sobre as condições precárias da cadeia em Balsas.


Por meio de nota, a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) afirmou que um
inquérito foi instaurado. COnfira a íntegra da nota abaixo:

A Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa que o detento Valdiano Fernandes da Silva, de 27 anos, que cumpria pena na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Balsas, morreu em hospital de Imperatriz, na noite desta terça-feira (28). Inquérito foi instaurado na 11ª Delegacia Regional de Balsas para apurar o caso.
De acordo com a direção da UPR de Balsas, na manhã do domingo (26), durante uma briga entre presos, o detento Valdivino Fernandes foi espancado por outros quatro companheiros, tendo sido socorrido por agentes penitenciários de plantão.
Valdiano Fernandes da Silva foi levado para hospital em Balsas e, depois, transferido para Imperatriz, mas não resistiu aos ferimentos.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Preso segundo suspeito de assassinar policial em Balsas

Marcos  Alves da Silva foi preso na tarde de hoje (28) em Palmas, capital do Tocantins. Segundo informações do Comandante da PM em Balsas, Coronel Claudio, o homem estava praticando assalto quando foi surpreendido por uma viatura da polícia, houve troca de tiros e Marcos foi atingido.

“ Tem uma equipe da polícia de Balsas na capital, mas até o momento o que sabemos é que ele está em estado gravíssimo e continua internado mas não sabe-se com quantos tiros o mesmo foi atingido” Ressaltou Comandante da PM, Coronel Claudio.

Segundo as investigações da polícia, Marcos Alves da Silva, morador do bairro Tresidela  e  Rivelino Sousa de Alencar, planejaram e premeditaram a morte do policial Condismon dia 31 de Dezembro em 2012.

Rivelino foi preso no ultimo sábado em Goiânia – GO, também cometendo assaltos, Rivelino aguarda para ser transferido para Balsas.

Mais informações a qualquer momento.

Marcos Alves

Vídeo mostra situação precária da cadeia pública de Balsas

A cadeia pública recebe presos da região sul do Maranhão, são 18 cidades que encaminham os detentos para Balsas, hoje 140 pessoas estão presas em um local que deveria abrigar apenas 50 detentos, são 10 mulheres e 130 homens divididos em 07 celas, sendo 06 masculinas e 01 feminina.


Em um bairro de Balsas moradores são obrigados a dormirem fora casa

Vila Militar
A Vila militar foi construída há menos de dez anos, mas devido a falta de infraestrutura apresenta sérios problemas. 

As ruas mais parecem um rio, nenhuma via do bairro é asfaltada e quem mora no local não consegue mais entrar em casa, a falta de atenção do poder público tem deixado os moradores revoltados. 

“Eu estou tendo que dormir fora de casa porque não tem como entrar em casa, a situação é vergonhosa, Falta tudo em Balsas, só não falta o IPTU, já não basta sofrermos com tantos problemas agora nem dormir em paz podemos” Ressaltou uma das moradoras.

Os moradores já até tentaram resolver o problema jogando piçarra nas ruas, mas nada resolveu.

“Nós gastamos 500 reais cada, para arrumar a rua, depois a prefeitura veio e passou um caminhão mas o problema piorou ainda mais, vergonha, resume bem nossa situação” ressaltou uma moradora.

A prefeitura informou que está trabalhando para resolver os problemas e um trabalho de drenagem deve ser feito.

Vila Militar




Audiência pública em Balsas vai debater a construção do presídio na cidade

O governo do Estado através da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciaria, está com audiência pública marcada com intuito de discutir a construção de um presídio em Balsas. A audiência pública está agendada para a próxima quarta-feira (29) no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Balsas e ocorrerá a partir das 18h00.

O governo do Estado que defende a construção de presídios em cidades do interior do Estado alega que a construção do presídio trará desenvolvimento e geração de emprego à Balsas e região.

ENTENDA O CASO

A CRISE

O Estado do Maranhão vem enfrentando nos últimos meses uma crise no sistema penitenciário que já provocou a morte de diversos detentos e vários atos de violência fora dos presídios, inclusive com morte de pessoas inocentes.

INTERVENÇÃO FEDERAL

Diante da crise a Procuradoria-Geral da República solicitou intervenção federal no Maranhão.


NOVOS PRESÍDIOS

A Justiça determinou em 15 de janeiro deste ano a construção de novos presídios no Maranhão no prazo de 60 dias, em resposta à crise carcerária que afeta as prisões do estado.

RIACHÃO

A Governadora Roseana Sarney solicitou à prefeitura de Balsas um terreno para a construção de um presídio na cidade. Com a resposta negativa, a prefeitura de Riachão disponibilizou o terreno para a construção do presídio em Riachão.

A REVOLTA DA POPULAÇÃO

A população de Riachão foi às ruas da cidade em duas grandes manifestações pacíficas para dizer não à construção do presídio. Diante da ameaça da população de fechar a BR 230 e atear fogo ao prédio da prefeitura o Governo Estadual retrocedeu em sua decisão de construir um presídio na cidade.

BALSAS

Com a recusa da população de Riachão quanto à construção do presídio, Balsas volta a ser cogitada para receber um novo presídio que seria rapidamente construído
 para amenizar a situação carcerária no Estado e evitar possível intervenção federal e até mesmo o impeachment da Governadora Roseana Sarney.


Fonte: Diário de Balsas

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Mulher doa rim para marido e quer órgão de volta após suposta traição

E você doaria um órgão para seu companheiro(a) ?

Samantha afirma que foi traída com uma de suas amigas; ele nega

Samantha Lamb, 41 anos, salvou a vida de seu marido, Andy Lamb, 45 anos, ao doar um de seus rins para ele. Porém, cinco anos após a cirurgia, que foi realizada em 2007, eles se separaram e agora ela reivindica o órgão de volta. As informações são do site Daily Mail.

 De acordo com a publicação, Samantha afirma que seu marido começou a ter um caso com sua amiga. Ao ir embora de casa, Lamb deixou suas chaves de casa na caixa do correio e não deixou nenhuma mensagem de despedida

Samantha diz que lamenta ter doado o rim para o ex-marido e que deseja recuperar o órgão de volta para doá-lo novamente para alguém que realmente mereça.

— Eu o odeio. Se eu pudesse, pegaria o rim de volta e daria para outra pessoa. Tudo o que eu quero agora é a assinatura dele nos papéis do divórcio

Já o marido informou - Nunca quis que ela doasse seu rim pra mim, porque era um grande risco, mas ela insistiu, e eu sempre vou lhe dever a minha vida. Eu a amava, mas nosso relacionamento não estava funcionando. Tivemos grandes discussões e a família dela nunca gostou de mim. Apesar do que Samantha acredita, eu nunca estive com a amiga dela. Eu só a ajudei a adestrar o seu cachorro.

Casal

Fonte> R7.COM

Celulares do Maranhão passarão a ter nono dígito em 2014

Os telefones celulares com DDD de 91 a 99, nos Estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Amapá e Roraima passarão a ter o nono dígito a partir de novembro.

A informação foi publicada nesta segunda-feira (27) pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) no "Diário Oficial da União".
A partir dessa data, o dígito 9 precisa ser digitado antes dos atuais números do celular, como já acontece em São Paulo.

A mudança na discagem afeta quem faz ligações a partir de fixos ou de móveis, contanto que o número chamado seja celular.
Segundo a Anatel, no inicio da implementação do nono dígito, as ligações feitas com registro de apenas oito dígitos ainda serão completadas para permitir a adaptação dos usuários.

A inclusão do nono dígito começou a ser feita na cidade de São Paulo para ampliar a disponibilidade de números disponíveis.
A Anatel decidiu ampliar a alteração em todo o Brasil para manter um padrão nacional. Até 2016, os celulares de todos os Estados terão o dígito nove no início.

O novo padrão já está em vigor em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Fonte> Folha de São Paulo

Comandante fala sobre a prisão de suspeito de assassinar policial em Balsas

O comandante da PM, Coronel Cláudio informou que Rivelino Souza foi preso depois de cometer dois assaltos em Goiânia – GO, a prisão dele na cidade é temporária e foi expedida pela justiça da capital.

Ainda essa semana um grupo de policias devem ir até a capital para acompanhar de perto a situação de Rivelino e agilizar a transferência dele para Balsas, o processo ainda não tem prazo previsto.

O comandante avisou ainda que Rivelino deverá ir a júri popular.

Resumo do caso:

Rivelino é o principal suspeito de assassinar o policial Condismon Pereira, 35 anosem Balsas no dia 31 de Dezembro de 2012, na época várias operações foram feitas para prender o suspeito, até uma recompensa de 10 mil reais foi oferecida mas todas as tentativas foram em vão.

Rivelino Souza

Homem é assassinado com 03 tiros no centro de Balsas

O homicídio aconteceu na madrugada de hoje (27),  Rua Isaac Martins, próximo à AABB centro de Balsas, Reisimar Costa Sandes saia de uma festa acompanhado da namorada quando foi surpreendido por dois homens que estavam em uma moto.

Os dois homens mandaram Reisimar deitar no chão e mesmo sem reagir ele foi atingido com 03 tiros na cabeça, depois dos disparos os homens conseguiram fugir mas não levarão nada, Reisimar foi levado para o Hospital ainda com vida e encaminhado para Imperatriz, mas horas depois não resistiu e morreu na cidade.

A namorada de Reisimar não foi atingida.

Comandante da PM, Coronel Claudio falou que trabalha com a linha de execução mas desconhece o motivo do crime.

“ A policia agora está trabalhando para prender os suspeitos, acreditamos que foi um crime passional, ainda não sabemos o motivo, mas vamos investigar” Ressaltou o Comandante.

Reisimar Costa


domingo, 26 de janeiro de 2014

Criança é espancada com fio de energia pela mãe

A criança tem 10 anos  e foi espancada com fio de energia elétrica pela mãe.  O caso aconteceu na semana passada mas o Blog FG BALSAS decidiu registrar a matéria essa semana para tratar sobre violência infantil.

Nas costas da criança ficaram as marcas da violência , O caso aconteceu na cidade de Fortaleza dos Nogueiras, há 92 KM de Balsas. A mãe, o pai e a criança foram encaminhados para a Delegacia Regional de Balsas.

Criança Espancada

Na delegacia a mãe informou que bateu na filha porque ela tinha discutido com uma outra criança que é vizinha da família, alegou ainda que estava estressada do trabalho e por isso teria agredido a filha.

Mãe que espancou a filha

O pai da criança, Miguel Batista, diz que a agressão não teve justificativa. "Ela pensa que foi uma pisa, mas para mim isso foi um espancamento", disse. A mãe, Evarri Martins, contou que chegou em casa e recebeu uma reclamação da vizinha com relação as crianças, ficou com raiva e bateu na menina.



Segundo a polícia, Evarri Martins pode ser autuada por tortura e pegar de dois a oito anos de prisão. O caso será investigado pela polícia e acompanhado pelo Conselho Tutelar.

SEGUNDO A POLÍCIA EM BALSAS, 4 CRIANÇAS SÃO VITIMAS DE VIOLÊNCIA EM BALSAS POR SEMANA, SE VOCÊ PRESENCIAR QUALQUER AÇÃO CRIMINOSA PODE LIGAR 190 OU DISQUE 100.

Como falar com as crianças sobre sexo

Como puxar o papo:

Nesse momento, cabem várias observações e orientações. Uma das regras básicas é conhecer os amigos. Oferecer um almoço, um churrasco, trazer o grupo para dentro da casa é uma forma de se aproximar e saber o que seus filhos andam fazendo, conversando.  Os adolescentes costumam ter códigos próprios e em geral conversam entre si sobre temas relacionados à vida sexual. Mas nem sempre as informações que possuem são corretas. Por isso, os pais devem ficar atentos ao que eles sabem ou pensam que já sabem para poder orientá-los da maneira certa. Além de detectarem se realmente a vontade de se inciar sexualmente é do filho ou da filha ou não passa de uma  pressão do grupo ou namorado.
Montamos, com os especialistas, uma espécie de "lista" de alguns assuntos que precisam ser ressaltados:
  • O momento mais adequado: cada um deve tomar suas decisões conforme seu ritmo e suas convicções -- sem ceder à  pressão do namorado, da namorada ou do grupo
  • A primeira vez é importante, sim -- apesar de o fato de perder a virgindade hoje não tem a mesma carga moral de antigamente
  • a primeira transa não pode ser encarada como uma prova de amor ou, no caso dos meninos, de masculinidade. Amor, respeito, atitude e carinho são conquistas que podem ser reveladas de várias maneiras, não apenas num ato sexual.
  • prevenção (o uso de camisinha, em qualquer circusntância, previne a transmissão de doenças e afasta o fantasma de uma gravidez indesejada)


Como NÃO agir:

Atritos nessa hora só afastam os pais dos filhos. Fuçar gavetas, agendas, ver as ligações do celular não são atitudes recomendadas. Chamar o filho ou filha de lado para "aquela" conversa, dizendo "você já está um rapazinho ou uma mocinha e por isso precisamos conversar" também causará estranhamento e até mesmo, ridicularização.
Fontes: Uol Educação

Umas das principais recomendações para os pais orientar seus filhos são; Não aceitar caronas, nem presentes, nem balinhas e/ou doces DE PESSOAS ESTRANHAS. Não fornecer endereço, nem contatos e nem a escola e horário que estuda. Se acontecer algumas dessas abordagem comunicar aos pais, ou professores, Ressaltou um dos conselheiros em Balsas.

Preso principal suspeito de assassinar policial em Balsas

O CRIME:

O crime aconteceu  31 de dezembro de 2012, o policial militar Condismon Pereira Silva 35 anos, foi assassinado no bairro Tresidela em um comércio próximo a Ponte de Madeira do Rio Balsas. O policial estava no comércio quando foi surpreendido por dois homens que efetuaram 5 disparos.

Segundo as investigações da polícia os autores dos disparos foram Marcos Alves da Silva, morador do bairro Tresidela  e  Rivelino Sousa de Alencar, morador do bairro Flora Rica. Os dois planejaram e premeditaram a morte do policial Condismon.


Rivelino Souza - Marcos Alves

O MOTIVO:

 Policial Condismon.
A suspeita é que o soldado possa ter sido morto por uma vingança, já que o irmão de um dos autores do crime tinha sido morto pelo militar em uma operação policial  há dois meses antes do assassinato de Condismon.







AS BUSCAS:

Toda região foi cercada,  entradas e saídas de Balsas, povoados e ainda cidades do estado do Piauí. Na época o comandante da PM em Balsas Coronel Alves afirmou que seria uma questão de honra para a Policia de Balsas  prender os suspeitos e implorou a população para que informasse o paradeiro dos autores do crime, até uma recompensa de 10 mil reais foi oferecida, Mas nada adiantou.

A PRISÃO:

Rivelino foi preso em Goiânia nesse fim de semana após assaltar dois comércios, na delegacia a policia fez um levantamento da fixa de Rivelino e constatou que ele é o principal suspeito de matar o policial em Balsas.

Agora Rivelino vai ser encaminhado para Balsas onde deve permanecer preso até o Julgamento.

Rivelino



sábado, 25 de janeiro de 2014

Roubo de cachorro quase termina em morte

A tentativa de homicídio aconteceu na manhã de hoje (24) no povoado Aldeia há 30 quilômetros, município de Balsas.


Márcio Borges Lima acusa a vítima de roubo, segundo o homem um aposentado identificado com José teria roubado o cachorro da sua família, após perceber o sumiço do animal, Márcio teria ido até a casa do aposentado para resgatar o cachorro, José não quis devolver o animal e os dois tiveram uma luta corporal, depois das agressões, Márcio atingiu o aposentado com um golpe de facão.

José foi trazido para Balsas e encaminhado para o Hospital e Pronto Socorro Balsas Urgente, o aposentado continua internado mas segundo o hospital não corre risco de morte, já Márcio foi preso e agora deve responder por tentativa de homicídio.

Em Imperatriz, anúncio de emprego pede que candidato seja evangélico

O anúncio de uma vaga de emprego divulgado em redes sociais, causou polêmica em Imperatriz, MA. No informe, a contratante exigia que o candidato ao cargo de auxiliar administrativo fosse do sexo feminino, com idade entre 20 e 22 anos e que tivesse orientação religiosa da igreja evangélica.

A publicação gerou polêmica na cidade. "É totalmente inconstitucional, visto que nossa constituição brasileira dá o direito de credo e até mesmo da pessoa não ser adepta a qualquer religião, ser até ateu", reclamou o servidor público Togomar Cortez Abreu.
De acordo com o auditor fiscal da gerência Regional do Trabalho, Evandro Rodrigues, de acordo com a constituição e organização internacional do trabalho, não pode existir nenhum tipo de discriminação no momento da seleção para contratação.

"No Brasil, o nosso conceito de discriminação ou preconceitoé dado pela convenção 111 da OIT, que foi promulgada em 1968. Logo no artigo primeiro, ela fala que discriminação é toda distinção, preferência ou exclusão de uma pessoa candidata a um emprego por motivo de sexo, idade, convenção política, religiosa, filosófica", afirmou o auditor fiscal da gerência regional do Trabalho, Evandro Rodrigues.

Após a polêmica na cidade, a associação responsável pela convocação de candidatos emitiu nota de esclarecimento, também divulgada pelas redes sociais, na qual reconheceu as falhas e disse que o erro não se repetirá. Ainda conforme a nota, as exigêcias partiram de uma empresa que faria a contratação para o cargo.

"Temos um banco de recursos humanos. As empresas associadas nos pedem profissionais cotidianamente. Nós estamos com um corpo de profissionais qualificados para fazer a seleção destas pessoas, buscando, na medida do possível, eliminar qualquer tipo de constrangimento para o candidato. A gente tem que ter muito cuidado para não causar nenhum tipo de constrangimento aos candidatos a um emprego", explicou o gestor de RH, Giovanni Pietrin.

Fonte: G1 Maranhão

Agenda de festas em Balsas

Confira as opções de festas hoje em Balsas.






sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Jovem deficiente é estuprada em Balsas

A adolescente tem 14 anos e segundo a família é deficiente mental, o estupro aconteceu no final da manhã de hoje (24) no bairro São Francisco, a jovem estava passando na rua quando foi abordada pelo vizinho que arrastou ela para uma construção e cometeu o estupro.

Um primo da vítima foi quem ouviu a adolescente gritando, ao perceber o chamado de socorro ele entrou na obra e viu o homem forçando a relação sexual, o primo ainda agrediu o estuprador, mas mesmo ferido ele conseguiu fugir.

A menina foi levada para o Hospital  e Pronto Socorro Balsas Urgente onde passou por exames, mas não corre risco de morte, já o agressor que tem 60 anos conseguiu fugir e contínua foragido, a polícia trabalha agora para prender o suspeito.

Imagem Ilustrativa - Google
Essa foto não é do caso registrado em Balsas.

Presídio em Balsas, sim ou não ?

O secretário de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, disse que a visão negativa quanto à construção do presídio para as proximidades da comunidade precisa ser quebrada. "Sabemos do medo e do preconceito que as pessoas possuem com relação a ter um presídio próximo de suas casas, mas não será apenas a chegada do presídio, será também a possibilidade de trazer mais investimentos para a comunidade, principalmente, no quesito segurança", afirmou.
O secretário de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa
                     

Cadeia pública de Balsas até deficiente mental é preso e espancado no local.

A cadeia pública recebe presos da região sul do Maranhão, são 18 cidades que encaminham os detentos para Balsas, hoje 140 pessoas estão presas em um local que deveria abrigar apenas 50 detentos, são 10 mulheres e 130 homens divididos em 07 celas, sendo 06 masculinas e 01 feminina.

As condições das celas são inacreditáveis, não tem ventilação, iluminação e nenhuma condição para abrigar homens que ficam jogados um por cima do outro,  o mau cheiro é insuportável e  quando chove os presos são molhados devido as infiltrações.

                      Cadeia Pública de Balsas

“Aqui é o inferno, nós adoecemos aqui dentro, pra você ter noção é como se ficássemos presos em uma fossa, não é porque somos presos,  que merecemos apodrecer aqui dentro” ressaltou um dos presos.

Nossa equipe flagrou um deficiente mental preso e espancado pelos outros detentos, o homem mal conseguia falar e enquanto gravávamos,  ele chegou a desmaiar por duas vezes, segundo os próprios presos ele dá muito trabalho e por isso apanhou dos colegas de cela.

“ Esse doido enche demais o saco, passa o dia gritando e tem que tirar esse louco daqui” afirmou um detento que divide a cela com o deficiente.

                 Deficiente Mental, espancado cadeia pública de Balsas

A pastoral carcerária de Balsas visitou a cadeia e reconheceu que não há nenhuma condição para abrigar presos na cidade, afirmou que o Governo do Estado tem conhecimento do problema e que há muito tempo não adota nenhuma medida para resolvê-lo.

Os presos pedem ainda que a justiça tenha mais agilidade para julgar os presos.

O Diretor da Cadeia em Balsas reconhece a superlotação e afirmou que trabalha com os recursos que são disponibilizados.

Veja as fotos - Francisco Garcia







quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Nova rebelião pode ter provocado cinco mortes; governo nega

nformações extraoficiais repassadas por funcionários do Centro de Detenção Provisória (CDP) dão conta que pelo menos cinco detentos teriam sido mortos na rebelião iniciada agora há pouco no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. As mortes não foram confirmadas pela Secretária de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária (Sejap)
Segundo o secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciaria, Sebastião Uchôa, após revista nas celas foram apreendidas mais de 50 armas artesanais, entre elas chuços.
Revoltados, os detentos queimaram dois colchões, o que provocou muita fumaça no local. A polícia reagiu com bombas de gás lacrimogênio para dispersar os presos.
Confira nota encaminhada pela Sejap à imprensa:
A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa que um princípio de tumulto foi registrado, no início da noite desta quinta-feira (23), no Centro de Detenção Provisória (CDP) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. Ninguém ficou ferido e, no momento, a situação é de tranquilidade no local.
A motivação foi a revista de rotina feita na unidade com apoio da Polícia Militar (PMMA), na qual foram apreendidas facas artesanais. Em reação, os presos chegaram a queimar dois colchões. A situação foi imediatamente controlada.
Rebelião anterior em Pedrinhas 

Fonte> Idifusora 

Mais uma rebelião é registrada no Complexo de Pedrinhas

Um princípio de tumulto foi registrado no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas, em São Luis, no início da noite desta quinta-feira (23). A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), responsável pela administração do local. O motim teria acontecido após uma revista em algumas das celas da unidade prisional.
Segundo a Sejap, houve uma revista às celas, onde foram encontrados cerca de 40 armas artesanais. Revoltados, os detentos teriam revidado, jogando pedras nos policiais e queimado quatro colchões.
Para controlar o tumulto, a polícia utilizou bombas de efeito moral, mas ninguém ficou ferido.
A tentativa de motim aconteceu exatamente uma semana após dois tumultos serem registrados na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), também em Pedrinhas. Este ano, quatro detentos foram encontrados mortos em unidades do sistema carcerário maranhense, sendo três em São Luís e um na cidade de Santa Inês.
Em nota, a Sejap informou que a situação no local está controlada. Leia a íntegra:
A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa que um princípio de tumulto foi registrado, no início da noite desta quinta-feira (23), no Centro de Detenção Provisória (CDP) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. Ninguém ficou ferido e, no momento, a situação é de tranquilidade no local.
A motivação foi a revista de rotina feita na unidade com apoio da Polícia Militar (PMMA), na qual foram apreendidas facas artesanais. Em reação, os presos chegaram a queimar dois colchões. A situação foi imediatamente controlada.
                                 Morto na rebelião anterior em Pedrinhas
Fonte: G1, Maranhão