domingo, 26 de janeiro de 2014

Como falar com as crianças sobre sexo

Como puxar o papo:

Nesse momento, cabem várias observações e orientações. Uma das regras básicas é conhecer os amigos. Oferecer um almoço, um churrasco, trazer o grupo para dentro da casa é uma forma de se aproximar e saber o que seus filhos andam fazendo, conversando.  Os adolescentes costumam ter códigos próprios e em geral conversam entre si sobre temas relacionados à vida sexual. Mas nem sempre as informações que possuem são corretas. Por isso, os pais devem ficar atentos ao que eles sabem ou pensam que já sabem para poder orientá-los da maneira certa. Além de detectarem se realmente a vontade de se inciar sexualmente é do filho ou da filha ou não passa de uma  pressão do grupo ou namorado.
Montamos, com os especialistas, uma espécie de "lista" de alguns assuntos que precisam ser ressaltados:
  • O momento mais adequado: cada um deve tomar suas decisões conforme seu ritmo e suas convicções -- sem ceder à  pressão do namorado, da namorada ou do grupo
  • A primeira vez é importante, sim -- apesar de o fato de perder a virgindade hoje não tem a mesma carga moral de antigamente
  • a primeira transa não pode ser encarada como uma prova de amor ou, no caso dos meninos, de masculinidade. Amor, respeito, atitude e carinho são conquistas que podem ser reveladas de várias maneiras, não apenas num ato sexual.
  • prevenção (o uso de camisinha, em qualquer circusntância, previne a transmissão de doenças e afasta o fantasma de uma gravidez indesejada)


Como NÃO agir:

Atritos nessa hora só afastam os pais dos filhos. Fuçar gavetas, agendas, ver as ligações do celular não são atitudes recomendadas. Chamar o filho ou filha de lado para "aquela" conversa, dizendo "você já está um rapazinho ou uma mocinha e por isso precisamos conversar" também causará estranhamento e até mesmo, ridicularização.
Fontes: Uol Educação

Umas das principais recomendações para os pais orientar seus filhos são; Não aceitar caronas, nem presentes, nem balinhas e/ou doces DE PESSOAS ESTRANHAS. Não fornecer endereço, nem contatos e nem a escola e horário que estuda. Se acontecer algumas dessas abordagem comunicar aos pais, ou professores, Ressaltou um dos conselheiros em Balsas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário