terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Audiência pública em Balsas vai debater a construção do presídio na cidade

O governo do Estado através da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciaria, está com audiência pública marcada com intuito de discutir a construção de um presídio em Balsas. A audiência pública está agendada para a próxima quarta-feira (29) no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Balsas e ocorrerá a partir das 18h00.

O governo do Estado que defende a construção de presídios em cidades do interior do Estado alega que a construção do presídio trará desenvolvimento e geração de emprego à Balsas e região.

ENTENDA O CASO

A CRISE

O Estado do Maranhão vem enfrentando nos últimos meses uma crise no sistema penitenciário que já provocou a morte de diversos detentos e vários atos de violência fora dos presídios, inclusive com morte de pessoas inocentes.

INTERVENÇÃO FEDERAL

Diante da crise a Procuradoria-Geral da República solicitou intervenção federal no Maranhão.


NOVOS PRESÍDIOS

A Justiça determinou em 15 de janeiro deste ano a construção de novos presídios no Maranhão no prazo de 60 dias, em resposta à crise carcerária que afeta as prisões do estado.

RIACHÃO

A Governadora Roseana Sarney solicitou à prefeitura de Balsas um terreno para a construção de um presídio na cidade. Com a resposta negativa, a prefeitura de Riachão disponibilizou o terreno para a construção do presídio em Riachão.

A REVOLTA DA POPULAÇÃO

A população de Riachão foi às ruas da cidade em duas grandes manifestações pacíficas para dizer não à construção do presídio. Diante da ameaça da população de fechar a BR 230 e atear fogo ao prédio da prefeitura o Governo Estadual retrocedeu em sua decisão de construir um presídio na cidade.

BALSAS

Com a recusa da população de Riachão quanto à construção do presídio, Balsas volta a ser cogitada para receber um novo presídio que seria rapidamente construído
 para amenizar a situação carcerária no Estado e evitar possível intervenção federal e até mesmo o impeachment da Governadora Roseana Sarney.


Fonte: Diário de Balsas

Um comentário:

  1. Alguem sabe o resultado desta audiencia publica? Nico escreve algo ai sobre a mesma.

    ResponderExcluir